Restaurante Chão de Minas em Cachoeira do Campo
Cachoeira do Campo é distrito de Ouro Preto, então pra chegar é muito fácil. Saindo de BH basta pegar a BR-040 sentido Rio de Janeiro e depois entrar na BR-356. É tudo muito sinalizado, sem erros. Cachoeira do Campo vai fica 18km antes de Ouro Preto, são cerca de 1:20hs de viagem, e faz parte da Estrada Real.
Procurando hospedagem? Faça sua reserva pelo Booking, site onde normalmente faço minhas reservas. Recomendo também o Airbnb, onde é possível alugar a casa inteira ou apenas 1 quarto, deixando a viagem ainda mais econômica! Cadastre no Airbnb usando este link e ganhe desconto na sua primeira hospedagem.

O restaurante/pousada Chão de Minas fica bem na entrada da cidade, bastando sair da BR e pegar uma rua lateral, menos de 1 quarteirão. Ao entrar vemos primeiro a pousada, um casarão enorme, lindo, bem cuidado e com decoração impecável! São 15 acomodações distribuídas em suítes master e super luxo, apartamentos super luxo, luxo e standard. Piscina com borda infinita e uma super vista!
Mais adiante está o restaurante, motivo da nossa visita. Ele é aberto ao público, não precisa estar hospedado na pousada para conhecê-lo. Indicado há 13 anos pelo Guia 4 Rodas, funciona todos os dias da semana com self-service no quilo e aos finais de semana o self-service é livre, daquele jeitinho que a gente gosta.
A comida é servida no fogão a lenha e tem tantas variedades bem mineirinhas que fica difícil se decidir. São mais de 30 opções de pratos quentes e 20 de saladas. Como não sou boba, peguei um pouquinho das coisas que mais gosto e é tudo tão gostoso, saboroso, bem feito. O restaurante conta com um ambiente interno amplo e uma área externa bem gostosa, que dá pra uma área aberta com muito verde e tem até uma piscina, que pode ser usada por quem está lá almoçando.
A Chão de Minas também fabrica cachaças e o alambique é lá mesmo. Durante cerca de 3 meses no ano são produzidos entre 5 e 6 mil litros da cachaça Chão de Minas e quando está ativo, o alambique fica aberto para visitação. Quando fui não estavam produzindo a bebida, mas tive o prazer de conhecer o espaço e é bem bacana ver aquele mooonte de barris de carvalho maturando as cachaças.
Em breve começam as produções desse ano, vale ficar atento e visitar nesse período. Fiquei imaginando como deve ser delicioso o aroma. Quem quiser experimentar a cachaça, ela é servida em doses ou em drinks no próprio restaurante. Experimentamos uma caipirinha que veio muito delícia, com personalidade mas suave.
Sem dúvida é um restaurante muito agradável para se passar uma tarde. Quem estiver pela região à noite pode conhecer também o bistrô que funciona dentro da pousada de quinta a sábado, sendo necessário fazer reserva em caso de não-hóspede. Parada imperdível para quem estiver passando pela região de Ouro Preto :)